quarta-feira, 6 de novembro de 2013

19 DICAS QUE SECAM A BARRIGA - POR DEISE BORGES

19 DICAS QUE SECAM A BARRIGA

Nutricionista: Dra. Deise Borges




1. Mastigue bem os alimentos.

Dessa maneira, você facilita a digestão e evita o inchaço da barriga.

2. Faça seis refeições por dia.

Procure não exagerar em doces e frituras.

3. Coma devagar.

Quem mastiga rapidamente tende a engolir o ar, o que faz a barriga inchar.

4. Torne o seu dia a dia mais leve.

O cortisol, hormônio liberado em situações de tensão, favorece o acúmulo de gordura abdominal. Então, relaxe mais.

5. Fique de olho nos rótulos.

Observe os alimentos que contêm muita gordura trans, que estufa a barriga, e evite-os.

6. Modere no consumo de alimentos que fermentam.

Os principais são: feijão, couve-flor, brócolis e repolho.

7. Deixe os enlatados de lado.

E os embutidos também! Eles têm muito sódio e provocam retenção de líquido.


8. Não beba durante as refeições.

Esse hábito dilata o estômago. Evite ainda as bebidas com gás, que estufam a barriga.

9. Reduza o consumo de carne vermelha.

Esse alimento leva mais tempo para ser digerido.


10. Aumente a ingestão de fibras.

Elas melhoram o funcionamento do intestino e reduzem o índice glicêmico. Isso evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura.


11. Beba chá branco todos os dias.

Um estudo realizado recentemente na Alemanha constatou que o consumo diário da bebida ajuda no combate à obesidade e reduz a gordura abdominal. Tome uma xícara de chá 30 minutos após o almoço e o jantar. Não adoce com açúcar.


12. Invista em ingredientes anti-inflamatórios.

Gengibre, pimenta-vermelha e chá verde, que previnem o acúmulo de gordura abdominal, são alguns deles.


13. Consuma proteínas magras.

Peito de frango e peixes são alguns exemplos. Pesquisas comprovam que um cardápio rico nesse nutriente ajuda a afinar a cintura.


14. Acrescente mostarda ao seu cardápio.

Pesquisadores britânicos adicionaram ½ colher (chá) do ingrediente nas refeições de um grupo de pessoas e comprovaram que o metabolismo delas se acelerou, colaborando principalmente para a perda de gordura abdominal.


15. Troque o óleo pelo azeite.

As gorduras monoinsaturadas, presentes nesse alimento, evitam o acúmulo de gordura na região. Mas nada de exagerar na quantidade: apenas três colheres de sopa por dia são suficientes.


16. Invista nas frutas vermelhas.

Morango, jabuticaba, melancia e uva roxa, por exemplo, são poderosíssimas no combate à gordura localizada, pois contêm na casca substâncias com ação antioxidante. Elas mantêm o sistema circulatório tinindo, melhorando a irrigação dos tecidos e ajudando a secar o abdômen. Consuma uma ou duas xícaras por dia, mas sem adicionar açúcar.


17. Tome suco de limão.

A fruta ajuda a secar as gordurinhas graças ao ácido cítrico, que acelera o metabolismo. Além disso, o limão contém pectina, substância rica em fibras solúveis que proporcionam sensação de saciedade. Mais um ponto a favor para quem não quer acumular aquelas gordurinhas irritantes na região da barriga.


18. Aposte na maçã.

Rica em vitamina C e fibras, ela auxilia no metabolismo das gorduras e no bom funcionamento do intestino. Já a pectina presente nessa fruta torna a digestão mais lenta. Resultado: você sente menos fome, come menos e, assim, afina a cintura!


19. Coma abacate.


Apesar de calórica, essa fruta é rica em gordura monoinsaturada, que ajuda a reduzir o pico de insulina (hormônio que provoca o armazenamento das calorias extras na forma de gordura localizada). Mas não exagere na dose: o ideal é comer apenas três colheres de sopa, de preferência em dias alternados da semana.



PARA MARCAR UMA CONSULTA COM A NUTRICIONISTA DRA. DEISE BORGES LIGUE ( 16 ) 3721 - 3499