sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CONTROLE SEU ESTRESSE - POR DEISE BORGES

Alimentos que ajudam a controlar o estresse

A ingestão insuficiente de alguns nutrientes, como triptofano, magnésio, ômega-3 e vitaminas C e E, pode desencadear sintomas estressantes.

Por isso, apostar em frutas, legumes e verduras é essencial para diminuir o estresse. Conheça alguns alimentos anti-estresse

- Vegetais alaranjados (abóbora, cenoura, mamão, tomate) ricos em substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, que são capazes de amenizar o nervosismo.

- Brócolis, couve e espinafre ricas em zinco e magnésio, ativam as enzimas, facilitando a desintoxicação do corpo.

- Maçã e abacaxi contêm uma enzima chamada bromelina, que acelera o trânsito intestinal. O bom funcionamento é importante, pois a serotonina — neurotransmissor que dá sensação de bem-estar — é produzida no intestino.

Oleaginosas (castanhas) ricas em ômegas 3, 6 e 9, têm efeito anti-inflamatório. Isso reduz as nocividades do aumento de cortisol, este hormônio cortisol promove tanto o armazenamento quanto liberação de gordura.
O cortisol também torna o corpo mais resistente à insulina. Isto significa que o corpo terá de liberar mais insulina para realizar o mesmo trabalho. Isto pode levar a um maior armazenamento de gordura, e a libertação lenta de gordura também reduza.