quinta-feira, 15 de agosto de 2013

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ - POR DEISE BORGES

AÇAÍ

Nutricionista: Dra. Deise Borges

A moda do açaí surgiu entre os esportistas e atletas que procuravam algum alimento bem energético, mas que ao mesmo tempo fosse leve, saudável e gostoso, para que pudesse ser consumido antes dos treinos. Acharam no açaí o que procuravam e ainda um pouco mais: além de possuir as características acima, o açaí é completamente natural, aumenta a saciedade, é fonte de gorduras boas e apesar de calórico, se consumido com moderação junto com a prática de exercícios físicos, dificilmente causará ganho de peso corporal na forma de gordura.
O açaí é originário do Norte do Brasil e pode ser consumido de diversas formas: suco, polpa, doce, geleia, vitamina, etc. O valor calórico do açaí é cerca de 250 kcal para cada 100g de polpa.
A fruta é rica em: gorduras boas, carboidratos, vitamina C e E, ferro, cálcio, fósforo, fibras e proteínas vegetais. Efeitos: antioxidante, anti-inflamatório, vasodilatador, tônico, energético, etc. Todos esses efeitos são desejáveis para pessoas ativas e para atletas, afinal, a performance será otimizada, assim como a recuperação será mais rápida e a saúde não será afetada. Quem pratica exercícios intensos frequentemente necessita de antioxidantes, alimentos calóricos e saudáveis e alimentos com propriedades anti-inflamatórios e o açaí é capaz de oferecer tudo isso! Além do que o alto conteúdo de gorduras boas proporciona melhor desenvolvimento muscular, auxiliando no ganho de massa magra.
O açaí também contribui para o aumento da saciedade, fazendo com que o indivíduo não tenha excesso de fome durante e após os treinos e também melhora a circulação sanguínea, devido às propriedades vasodilatadoras. O alto conteúdo de ferro da fruta também ajuda na prevenção e tratamento de anemias, principalmente em mulheres atletas. E mais: dietas com quantidades adequadas de ferro aumentam a produção e utilização de oxigênio pelo corpo, fazendo com que o indivíduo consiga treinar mais intensamente e queimar mais gorduras durante o treino e em repouso.
Concluindo, o açaí só tem benefícios, então pode ser usado diariamente na dieta de indivíduos que treinam sempre. O ideal para consumo é de 100-300g por dia dependendo do peso e necessidades energéticas da pessoa. O açaí pode ser acompanhado também de cereais integrais, banana, morangos, mel, manteiga de amendoim, Whey Protein, passas, oleaginosas, farinha de linhaça, amaranto, etc. Evite coberturas gordurosas e cheias de açúcar como chocolate, leite condensado, chantilly, creme de leite, entre outros.


Bons treinos!